quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Tenho a impressão que há diversas pessoas curiosas querendo aprender, porém não sabem como. Como aprender a aprender? Como lidar com a diversidade de ciências, artes e com a filosofia? Aqui no Ask mesmo, suspeito que muitos se interessam pelo conhecimento, porém não sabem para onde ir. O que fazer?‎

Para mim isso é uma questão de gosto. Veja o que te fascina, o que você tem mais curiosidade. Comigo é assim. Tem assuntos que eu não sinto o menor interesse por saber, como esportes, administração, economia, negócios, direito, fofocas. E mesmo algumas ciências, como química, a maioria das engenharias, medicina, agronomia, botânica. No entanto sou extremamente curioso e fissurado por física, matemática, astronomia, cosmologia, geologia, astrofísica, biologia celular, evolução, neurociências, filosofia política, metafísica, ética, estética, epistemologia, lógica, informática, história, antropologia, paleontologia, música, pintura, literatura. Isso é assim desde criança. Sempre quis saber tudo o que pudesse sobre esses assuntos e buscava livros e enciclopédias para estudar. Sem preocupar nem um pouco com a utilidade. Não ligo para a utilidade do que eu quero saber. Gosto de saber pelo saber. Isso me compraz. Então, cada um veja o que lhe compraz e vai buscando saber. Não precisa de método ou de organização. A não ser que seja um conhecimento do qual você vai depender para o seu trabalho profissional. Como foi o caso da Matemática e da Física para mim. Então eu fiz um curso universitário e pós-graduação nesses assuntos, que estudei de forma metódica. O resto eu estudo à medida que vou tendo tempo e me interessando. Mas é importante gostar de estudar. Não estudar por necessidade, mas por satisfação. Senão fica chato. Como se eu fosse estudar direito. Acho chatíssimo. Tanto quanto acho Física fascinante. Mas essa Física que se ensina no Ensino Médio é chata mesmo. Física fascinante é relatividade, física quântica, eletrônica, cosmologia. Isso não é estudado no nível médio. Uma pena. Poder-se-ia deixar de lado muito assunto puramente técnico, como equilíbrio de barras, associação de resistores e outros para deixar tempo para esses temas fantásticos. Mas ter-se-ia que esquecer o que cai nos vestibulares e no ENEM. Ainda acho que isso vai mudar. Mas dentro de meio ou um século.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails