quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Já li algo, talvez escrito pelo Pierluigi Piazzi, que ler via computadores, tablets e similares gera uma menor retenção do conteúdo. Assim como a ausência da escrita no estudo tb contribui para um aprendizado menos eficiente. Sabe algo sobre? Isso não torna tal forma de estudo pior?‎

Também não gosto de ler na tela. Prefiro imprimir para ler. Mas isso não significa que o conteúdo não possa vir pelo computador. É só a forma de ler. Quanto a escrever, é necessário mesmo. Para quem já esteja mais avançado, pode escrever no computador. Mas na educação básica, até o ensino médio, tem que escrever com a mão. Isso cria conexões neurais que aumentam a inteligência. Quando professor do curso de física, minhas avaliações eram fazer os alunos escreverem capítulos de apostilas sobre os assuntos. E eu fazia "ensaio de prova". Elas eram sempre com consulta (exceto aos colegas). Podia levar "cola". Aliás, eu até estimulava que fizessem isso. A preparação da "cola" é um excelente método de estudo. Só que eu exigia argumentação original para justificar tudo o que se dissesse. E passava problemas jamais resolvidos em nenhum livro. Era para o aluno escrever um artigo como se fosse ser publicado para explicar como se resolvia o problema. E eu descontava erros de português.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails