quinta-feira, 16 de abril de 2015

Professor, ainda sobre aulas, qual é o jeito certo de conduzir uma?‎

Para mim o modo bom de lecionar é levar o aluno a descobrir por sua conta o que se pretende e não ensinar a ele. Então as aulas têm que ser debates, com prévio estudo do assunto e consultas, na hora, pela internet. O professor funciona como um instigador e norteador dos rumos das discussões. Os alunos é que têm que provar o que se pretende saber. No caso de ciências, é essencial que sejam feitos experimentos pelos próprios alunos, para que eles induzam as leis. Isso era feito na EPCAR, onde lecionei, com duas aulas de práticas toda semana, antes que o assunto fosse visto na aula teórica. Questões, exercícios e problemas precisam ser baseados na realidade, com medidas reais feitas pelos alunos e não aqueles dados redondinhos que dão contas fáceis. Muitos dados não devem ser fornecidos, mas deixados para os alunos pesquisarem os verdadeiros valores na internet e os usem. Isso faz das aulas uma bagunça, mas é assim que tem que ser.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails