sexta-feira, 26 de junho de 2015

http://ask.fm/jenniferlauramarx/answer/127407730655 A maioria dos ateus é "esperta" assim?‎

Se valer do seminário para estudar de graça é uma prática antiga, especialmente no interior, para os filhos de fazendeiros. Essa esperteza não é privilégio de ateus. Quanto a haver padres ateus, eu suponho que sejam vários. Porque, afinal, se eles, de fato, estudam a doutrina cristã a fundo, bem como outras religiões (se não estudam, deveriam) e ainda estudam filosofia e história, mesmo que não estudem cosmologia e neurociências, não vejo como não concluírem pela absoluta propriedade do ateísmo face a qualquer religião. Acho difícil que uma pessoa com a inteligência e a cultura, por exemplo, do papa Ratzinger, não seja ateu. Para mim, só não é ateu quem não se debruçou suficientemente para estudar, com profundidade e abrangência, religiões comparadas, filosofia, história, evolução, neurociências e cosmologia. Não acho que quem creia em deus ou possua alguma religião, por isso, seja burro ou ignorante. Mas acho que ainda não estudou a fundo sua própria religião com um espírito crítico e cético de um livre pensador.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails