sexta-feira, 26 de junho de 2015

Tenho um certo desejo de entrar no mundo da ciência. Porém, me importo com o dinheiro, e tenho medo de não conseguir me sustentar financeiramente, pois já não tenho muito dinheiro. Pensei na engenharia, que também gosto bastante, e estudaria o resto por conta própria. O que acha? Conselhos?‎

Um cientista, no Brasil, em geral, vai conseguir se sustentar trabalhando em uma Universidade, onde se faz pesquisa ao lado do ensino e da extensão. Em uma Universidade Pública é possível ter um salário razoável e também se pode receber bolsa de pesquisa ou prestar consultorias pagas, além de ganhar escrevendo livros didáticos e de divulgação. Mas requer ser aprovado em concurso público, vencendo os concorrentes. Para tal é preciso que se tenha feito uma graduação e uma pós-graduação com excelentes resultados acadêmicos, ter um currículo muito bom e ser aprovado na prova de conhecimentos e na de didática. Uma vez que se vença isso, que também vai depender de se abrir o concurso em sua área, acho que a carreira é razoável, apesar de não haver a profissão regulamentada de cientista.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails