Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 23 de junho de 2015
Você acha que o correto para um professor de física lecionar bem uma disciplina é primeiro ministrar aulas em laboratório para depois ministrá-las em sala de aula? Ou o contrário?
Primeiro no laboratório é que é o correto. Porque, então, os alunos, tendo descoberto por si mesmos, nas experiências que fazem (mas eles é que têm que fazer e não o professor para eles verem), a validade das leis, quando, depois, na aula teórica, eles a virem, já estarão convencidos de sua validade e saberão de sua aplicabilidade e dos casos em que não se aplica (o que é muito importante saber). Isso é o método da "redescoberta", que transforma os alunos em cientistas, orientados pelo professor. Para as ciências naturais esse é o melhor método pedagógico de aprendizagem. É claro que tem que ser acompanhado de outras técnicas imprescindíveis para o sucesso da aprendizagem. O importante é que nada é, propriamente, "ensinado". O que o professor tem que fazer é provocar o aluno para que aprenda por conta própria, descobrindo por si mesmo. Para tal se tem que usar esse método, bem como a maiêutica e outros. Um aspecto importantíssimo é a forma de se abordar os erros dos alunos, sem humilhá-los, mas partindo do erro (que eles pensam que foi um acerto) para discutir, perante a turma, as razões que os levaram ao erro, a fim de que não se equivoquem mais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário