Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 23 de junho de 2015
Professor, eu não sou uma pessoa competitiva. Há algum problema nisso? Considero que não sou porque, em contextos como futebol e aprender algoritmos avançados só vejo motivações do tipo: 'ah, eu quero competir. Quero participar de olimpíadas. Quero ganhar.' Minha motivação é o tão somente aprender.
Não há problema nenhum. Pelo contrário. Considero que o espírito competitivo é malsão. O que é válido é o espírito de superação das próprias limitações. Mas não o espírito de vencer, derrotando um adversário. Acho que todos devem procurar ajudar uns aos outros para que todos se superem e alcancem o máximo nível de proficiência de que forem capazes em qualquer assunto. Também detesto competir, não apenas sendo derrotado mas, mesmo, vencendo. Mesmo nos negócios acho que todo empresário deve colaborar com seus pares para que todos obtenham sucesso. Um mundo em que todos se apoiem é um mundo muito melhor do que aquele em as pessoas queiram vencer as outras. Dizem que a falta de competição desestimula a busca de melhorias e o aperfeiçoamento. Mentira! O que motiva a busca da perfeição é um impulso interior de ver o próprio trabalho cada vez mais perfeito. E toda pessoa de boa índole vai querer que todos se sintam felizes por serem cada vez melhores no que fazem. O mundo ideal é o mundo da colaboração e não da competição.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário