Ora, ora. que bagunça de palavras. O que você está querendo dizer? Vamos lá. Epistemologia cognitiva hermenêutica. Hermenêutica significa interpretação. Epistemologia é á validação do conhecimento e, no caso, conhecimento cognitivo, isto é, racional ou fenomenológico mas referente a saberes a respeito do que seja alguma coisa. Então está se falando de um conhecimento a respeito do que algo venha a ser. De um conhecimento epistêmico, isto é, validado e justificado e da interpretação textual de sua descrição. Muito bem, e o que vem a ser a relação empírica disso? Vem a ser a verificação experimental dessa validade, isto é, que esse conhecimento seja testado na prática. Há uma necessidade ontológica disso? O que significa ontológica? Significa o que é, o que define a essência, ou seja, as características pelas quais aquilo é o que é e não outra coisa. Se se tem um conhecimento cognitivo empírico, digamos as leis de Newton do movimento, então ele, será expresso por meio de uma formulação textual que requer uma hermenêutica, ou seja, uma interpretação do que o texto esteja dizendo em relação ao que está acontecendo na natureza. E o que está acontecendo são relações empíricas entre interações e movimentos. Há uma necessidade ontológica de que exista essa relação empírica para que a interpretação do conhecimento empírico seja válida? Ou seja uma relação empírica (uma lei física) só tem significado se for uma relação entre entidades que possuam uma essência bem definida, uma vez que sejam expressas por termos que fazem referência a essas entidades? Sim. senão elas não significarão nada. Aliás esse foi o grande trabalho de Ernst Mach ao fazer essa análise ontológica da hermenêutica das leis de Newton, que, aliás, é a abordagem que eu sempre uso ao apresentar as leis do Movimento de Newton aos alunos. Isso vale, também, para as leis da Termodinâmica. Ou seja, qualquer lei física empírica tem que apresentar uma relação não deduzida logicamente, mas verificada experimentalmente entre grandezas que representem atributos de entidades definidos de modo ontologicamente bem precisos, senão não será possível se fazer uma hermenêutica de seu enunciado. Isso é que todo bom professor de física tem que saber muito bem para dar conta de responder a qualquer questionamento de algum estudante mais perspicaz. E isso não é válido só para a Física mas para qualquer ciência. Para um apanhado da hermenêutica das leis de Newton leia este meu artigo:
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