terça-feira, 7 de junho de 2016

o que gerou esta tendência de diminuição do volume de conteúdo ministrado no ensino básico ao longo dos anos? 13/10/2015

A frouxidão das exigências. A necessidade governamental de mostrar estatísticas favoráveis de aprovação. Com isso se baixou muito o nível de exigência nas escolas públicas. Até meados da década de 60 do século passado o Colégio Estadual era o melhor de Barbacena e de Belo Horizonte. Era um colégio puxadíssimo e, para entrar, o Exame de Admissão ao Ginásio era duro. E o índice de reprovação era alto. Mesmo nos grupos escolares. Tive uma colega que repetiu a primeira série do curso primário sete vezes. E ninguém dava "jeitinho" nenhum. Não consegui passar, ficou reprovado e pronto. Se vira para dar conta. Para mim tem que ser assim. Se não dá conta de estudar, desiste. Claro que tem que haver um apoio pedagógico para ajudar o aluno a aprender. Mas se ele não corresponder, não se pode facilitar para que seja aprovado. Senão vamos ter (aliás, já estamos tendo) uma geração de diplomados ignorantes e burros. A escola também existe para aprimorar a inteligência, além de ministrar conhecimentos, desenvolver habilidades, formar o caráter e outros aspectos da vida. Mas, hoje, mesmo as particulares, só cuidam da "instrução" para passar macetes para tirar pontos no ENEM e nos vestibulares. As públicas, nem isso. E isso é muito pouco. Uma lástima.

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