quarta-feira, 6 de julho de 2016

Em algumas respostas suas vc disse que gosta de programar. Em que linguagem vc programa? Por que programa, e que tipos de programas vc faz? 12/11/2015

Antes eu programava em Fortran, para os mainframes. Depois, com o advento dos microcomputadores tipo PC, em geral passei a usar programas já prontos. Mas faço uso do Visual Basic for Applications para criar personalizações, especialmente em planilhas do Excel. Também faço uso de programação dedicada em aplicativos de computação algébrica. Usei muito o Derive, no tempo em que era para DOS. Os programas que eu fazia eram para cálculos de tensores, usados em Relatividade Geral. Mas também usava recursos para solução de equações diferenciais parciais. No Excel eu desenvolvi várias planilhas usadas em administração escolar, como ajuste de notas à distribuição normal de probabilidades. Desenvolvi programas para conversão de notas entre escolas com critérios diferentes de aprovação, bem como diferentes divisões de pontos ao longo do ano. Isso tudo é feito por meio de matrizes, que, inclusive, incluem regressão quadrática para conversão das notas no caso do ponto de corte ser diferente. Programas estatísticos de regressão para casos não abrangidos nos programas que já se tem prontos, eu também desenvolvi. Como, por exemplo, regressão para curva logística ou funções hiperbólicas. No curso de Eletromagnetismo e Ótica a gente desenvolvia programas para Difração de Fresnel, por exemplo (que cai em integrais de sen(x^2) ou cos(x^2)). Outra coisa que mexi muito foi com programação para a calculadora algébrica HP-48 (ou 49 ou 50) e, agora, estou experimentando programar para a HP-Prime e para a Texas TI Nspire. Sempre, contudo, para solução de problemas físicos e matemáticos ou estatísticos. Nunca mexi com banco de dados financeiros, contábeis ou comerciais em geral. O que eu quero aprender a programar e ainda não sei é processamento de imagens, vídeos e sons. Como converter arquivos wav em mid, com a separação dos instrumentos musicais em uma sinfonia, por exemplo. Já existem programas para isso, mas ainda não são bons. Gostaria de estudar os códigos desses programas. Mas não tenho tempo. Só quando eu me aposentar mesmo. Pois não é nada que eu iria mexer para ganhar dinheiro.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails