Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 7 de julho de 2016
Professor, imagine que em uma sociedade comunista existe excedentes de trabalhadores para uma mesma profissão, e escassez de trabalhadores para outras profissões. Por exemplo: muitos professores e poucos pedreiros. Quais os mecanismos de autogestão poderiam corrigir essa desordem? 18/11/2015
Estou entendendo que você se refere a uma sociedade anarco-comunista (anarco na política, comunista na economia). Nesse caso o ajuste é feito espontaneamente. Alguns membros da categoria profissional superavitária passam para a categoria deficitária. Não o fazendo haverá falta de atendimento às necessidades de todos. Como não há dinheiro, nenhuma ocupação é inferior ou superior a qualquer outra. Todos têm os mesmos benefícios. Mas têm que colaborar para o bem comum. Não o fazendo seriam alijados dos benefícios pela sociedade. Então tudo se ajusta. Mais ou menos como a "mão invisível do mercado" de Adam Smith, isto é, a lei da oferta e da procura. Só que não referente a custos e preços.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário