Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 6 de julho de 2016
Estava lendo artigos sobre psicologia evolucionista e sistemas econômicos. Algumas ideias que aparecem: o ser humano é inatamente hierárquico; marcamos e queremos território; naturalmente desejamos status e riqueza, pois é critério de seleção sexual. Estamos amarrados biologicamente ao capitalismo? 11/11/2015
Pode ser, até, que, biologicamente, sim. Todavia a civilização surgiu, justamente, para conter os impulsos instintivos. A humanidade evolui socialmente e as pessoas, pessoalmente, por, exatamente, agir em discordância dos impulsos primitivos e pautar a vida por comportamentos civilizados, recomendados pela razão e pelos sentimentos justos e bondosos. Dessa forma, o comunismo é que é o sistema econômico mais civilizado e mais evoluído. Não biologicamente evoluído, mas socialmente evoluído. E, do mesmo modo, a anarquia, por igualar a todos e abolir a hierarquia. Contrariando os instintos de posse, de dominação, de ostentação e outros que tais. Isso é que é cultivar a virtude para construir um mundo harmônico e fraterno, justo e honesto, próspero e feliz. Por ser dotado de razão e sentimento, o ser humano é capaz de contrariar a evolução biológica e promover uma evolução civilizatória. E isso é que é bom para a coletividade como um todo, pois os instintos só favorecem os mais bem dotados de força, inteligência, resistência e outros fatores. Todavia, em um mundo regido por isso, mesmo os vencedores viveriam sobressaltados com a possibilidade dos derrotados se unirem para combatê-los.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário