Discordo. Há valor intrínseco no bem sim. Porque os valores se medem, exatamente, por sua capacidade em promover a felicidade, isto é, o bem estar, que é percebido pelo centro de recompensa do cérebro. O niilismo é a consideração de que o mundo seja regido apenas pelos fenômenos físicos, químicos e biológicos que não envolvam a consciência ética e estética. Mas elas fazem parte da essência do ser humano e, portanto, uma sociedade de seres humanos tem que levar em conta valores sim. Daí o niilismo ser uma atitude incompatível com a natureza humana (e de outros seres que possuírem consciência).
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 6 de julho de 2016
Mas o Niilista muitas vezes não se importa com um mundo aprazível, pacífico e feliz para todos. E a ciência mostra que tais valores são apenas gerados pelo neo-córtex, e que na realidade não há valor intrínseco e nem propósito nas coisas que não seja a aleatoriedade delas. Dá margem ao Niilismo sim. 11/11/2015
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário