Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 6 de julho de 2016
O aprendizado das linguagens não seria muito mais proveitoso se aprendêssemos Gramática, Lógica e Retórica simultaneamente? 11/11/2015
Sim, mas acrescentando, também, a dialética, que é a arte de argumentar. A retórica tem que incluir dois aspectos: redigir e falar de improviso. Isso é importantíssimo. As aulas de português precisam mergulhar os alunos em um processo de treinamento disso tudo como se fosse para vencer uma olimpíada. E as outras matérias, como matemática, química e física, também deveriam exigir que os alunos dissertassem sobre seus conteúdos. Sem falar, é claro, de história, geografia e biologia. Quando eu dava aula para o curso de Física da UFV, em minhas avaliações, eu pedia para os alunos escreverem uma apostila para explicar algum assunto. Mas uma obra inédita e não uma cópia de outros textos. Tinham que fazer isso na hora da prova e não em casa. Isso é tremendamente importante. Não basta saber. Tem que saber explicar o que sabe para que alguém que não saiba aprenda.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário