Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 7 de maio de 2017
https://www.youtube.com/watch?v=GT9f7rqyrWc&feature=youtu.be Concorda com alguma coisa que ele falou? Um dos vídeos mais disparatados que eu já vi.
A questão é que ele parte do pressuposto de que o que a Bíblia diz seja verdade. Mas isso não é garantido. Nem o que ele chama de "fé natural", nem o que ele chama de "fé bíblica" tem nenhum sentido. Pode-se crer, isto é, acreditar que seja verdade, em alguma proposição não evidente e nem comprovada com base em indícios, desde que sejam bem plausíveis. Mas fé é crer sem evidências nem provas nem indícios. Isso não faz sentido. E a fé bíblica menos ainda, pois pretende que se aceite como verdades proposições, pelo simples fato de constarem da Bíblia. O que garante a veracidade da Bíblia? Segundo quem a aceita, a própria Bíblia diz que o que ela diz é verdade. Ora, isso é um completo disparate. Se for assim o Corão também tem que ser verdadeiro e ele afirma coisas que contrariam a Bíblia. Como a verdade tem que ser única, os dois não podem estar certos. Como decidir por qual? E as outras escrituras ditas "sagradas" das outras religiões? Não podem ser todas verdadeiras. Mas há quem tenha fé em todas elas. E fé sincera. O mais plausível é, pois, que todas sejam falsas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário