Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 15 de setembro de 2017
Em meio a preparação para concursos li relatos que ao iniciarem a jornada em 3 anos de estudos,metade desse tempo foi de aprendizagem até começarem a estudarem certo. Existem cursos ensinando técnicas e resumos únicos de conteúdos em até 90 dias que levariam anos até assimilados. Seria verdade?
Duvido muito. Claro que há uma forma correta de se aprender qualquer assunto (que não é a mesma para cada assunto, bem com difere com o objetivo pretendido; aprendizagem conceitual, aplicada ou de habilidades). Todavia há um denominador comum para todas, que é o que o professor Pierluigi Piazzi mostra em seus livros sobre inteligência. Há, também, outros excelentes livros sobre inteligência, criatividade e memorização, como o do Everton Luiz Spolaor e do Renato Alves, além de outros. Aprendizagem requer não apenas memorização (todavia também requer), mas também, e principalmente, entendimento e compreensão, bem como interpretação de texto e de imagens e habilidade em fazer uso do conhecimento na solução de problemas, tanto quanto identificar, em cada caso, que conhecimento se aplica. Isso tudo não consegue ser desenvolvido em pouco tempo e nem apenas com um treinamento em resolver questões típicas. A escola atual não está bem aparelhada para produzir um aprendizado significativo, especialmente porque os professores e professoras não são treinados com essa filosofia. Isso requer uma completa reviravolta de conceitos nos cursos de licenciatura, que, também, precisariam ser os escolhidos pela fração mais capaz dos estudantes universitários. Isso só vai acontecer quando o rendimento dos professores for MAIOR do que o dos médicos, advogados e engenheiros, como tem que ser. Então o preenchimento das vagas no magistério vai ser buscado pelas melhores cabeças, que poderão ser mais bem selecionadas por sua capacidade e competência. A educação do caráter, em primeiro lugar e o aprimoramento da inteligência em segundo, teriam que ser as prioridades do processo de aprendizagem nas escolas, acima da aquisição de conhecimentos e habilidades.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário