Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 15 de setembro de 2017
Um aluno me questionou o seguinte: "Se o universo é plano e tem ao menos 3 dimensões espaciais, então ele é um cubo"? Ele não conhece geometria não-euclidiana. Como explico para ele?
Dizer que o universo seja plano significa que sua geometria seria euclideana, isto é, a soma dos ângulos internos de um triângulo é 180°. Nesse caso, ele é, necessariamente, infinito, uma vez que não é possível um espaço plano ser finito sem ter borda e o Universo não tem borda. Já um espaço curvo pode ser finito sem ter borda. Considera-se que o Universo seja plano em razão de medidas feitas dentro do Universo Observável, que é só o que se tem acesso. Todavia o Universo pode ser tão mais vasto que o Universo Observável que não seja plano mas a sua falta de planicidade só seja perceptível numa escala de distâncias muito maior do que o tamanho do Universo Observável. Então ele seria finito, se a curvatura for positiva, mas infinito, também, se a curvatura for negativa. Em hipótese nenhuma ele seria um cubo, nem um hipercubo, pois um cubo tem limites.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário