A pergunta "Qual é a verdade" é muito vaga. É preciso especificar a respeito de que está se querendo saber a verdade. Verdade pode ser objetiva e subjetiva. A verdade subjetiva é a adequação entre a realidade e a imagem mental que cada um tem dela. Fala mentira quem diz algo que não corresponda à imagem que esta pessoa tem da realidade. Não estar mentindo, contudo, não significa que está se dizendo a verdade. Verdade objetiva é a adequação entre a realidade e qualquer proposição que se faça a respeito dela. É pois uma qualidade do discurso, isto é, é lógica e não ontológica. A aferição do valor veritativo de qualquer assertiva, contudo, não depende só da lógica. Quando uma proposição, que é uma expressão linguística de um juízo, derivar de um raciocínio, em primeiro lugar há que se verificar a validade lógica do raciocínio. Mas, todo raciocínio, em última instância, se assenta em proposições atômicas, isto é, que não se deduzem de nenhuma outra e cuja veracidade tem que ser verificada fenomenologicamente, ou seja, empiricamente. Neste ponto é que pode haver discordâncias entre sujeitos. Não é possível se ter uma objetividade absoluta. O que se considera objetividade é o consenso entre muitas subjetividades, especialmente quando estas são proferidas por peritos, isto é, cuja aferição tenha sido cercada de todas as cautelas e obtidas com o instrumental mais rigoroso possível. Mesmo assim, não se pode confiar plenamente, sendo o ceticismo metodológico a conduta recomendada. Crenças podem ser admitidas, desde que sua plausibilidade possa ser aceita em razão de fortes indícios que lhe recomendem. Então se tem o que se pode chamar de "verdade". Mas ela não é uma "Verdade Absoluta". Isto é impossível de se obter. Tudo o que se considera como sendo verdade tem-se que fazê-lo provisoriamente e se estar disposto a reconsiderar seu valor veritativo, sempre que outros fatos tragam nova luz sobre a interpretação da realidade que se está considerando como verdadeira.
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