A moral é uma disciplina normativa, que prescreve o que pode e não pode ser feito. Mas a moral deve basear-se na ética, que é filosófica, e busca determinar, exatamente, os critérios para que uma ação seja correta ou incorreta. Há três fundamentos para isto. O primeiro é que toda ação deve ser de modo a maximizar a felicidade para o maior número de seres. Se qualquer ação for de forma a produzir prejuízo, sofrimento ou qualquer mal, ela deveria ser considerada imoral, a não ser que esse sofrimento seja para a obtenção de um bem maior, como a extração de um dente, por exemplo. Outro critério é que se ela for considerada moralmente válida, então deve ser erigida como prescrição geral, para que todos a façam. Por exemplo, se roubar não fosse imoral, então o roubo deveria praticado por todo mundo como regra. Ora, não é possível haver uma sociedade em que todos sejam ladrões, pois, nesse caso, não se produziria nada, nem para ser roubado. Então, roubar não pode ser certo. O terceiro critério é que uma ação é eticamente válida se desejarmos que ela seja feita a nós mesmos. Como não desejamos ser mortos, então é errado matar. É claro que, em casos específicos, há que se ponderar os prós e os contras. Mentir é errado, mas há casos em que se deve mentir, para proteger um inocente, por exemplo.
Há casos em que a moral, que se baseia nos costumes, condena ações que não são eticamente condenáveis, como é o caso da poligamia, que não traz prejuízo a ninguém, se todos os envolvidos estiverem de acordo. Por outro lado, a casos em que os costumes admitem ações que são eticamente condenáveis, como a ablação do clitóris de jovens africanas, ou a morte de bebês defeituosos em certas tribos indígenas. Nesses casos é correto a intervenção externa para acabar com esses costumes, mesmo contrariando a cultura em questão.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 27 de abril de 2011
Como o Sr sabe que tal pratica é realmente Moral e Imoral? Com o que o Sr se baseia para classifica-las assim?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário