domingo, 24 de abril de 2011

Professor, apenas astrofísicos e astrônomos podem ser cosmólogos? Ou posso ser cosmólogo sendo de outra disciplina, como antropologia, biologia, química, etc.?

A cosmologia moderna envolve muita física e matemática. Se não se tiver uma sólida formação nisto não há como acompanhar. Então você tem que ter uma graduação em física, matemática, astronomia, astrofísica ou, até, engenharia. Mas terá que fazer algumas matérias de nivelamento que não tenha feito, se preciso, como teoria da relatividade, física quântica, física nuclear, eletromagnetismo, mecânica analítica e umas matemáticas mais avançadas, que são dadas em métodos matemáticos da física, como equações diferenciais parciais, cálculo variacional, cálculo tensorial, variáveis complexas e coisas assim. Satisfeitos esses pré-requisitos pode-se começar a pós-graduação em cosmologia. É um curso puxado, equivalente ao de teoria quântica de campos ou de partículas elementares. Uma formação em biologia ou química não é suficiente. Em ciências humanas menos ainda. Há também uma componente filosófica grande, mas isto dá para pegar de forma autodidática.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

2 comentários:

G. S. Ramos disse...

Onde tem pós em cosmologia aqui no Brasil ?

Ernesto von Ruckert disse...

A Cosmologia é um Curso de Pós-Graduação da área de Ciências Exatas. Para fazê-la é preciso ter graduação em Matemática, Física ou Astronomia. A graduação em Ciências Humanas ou Biológicas não dá base para a Cosmologia, em que a Matemática e a Física são muitíssimo puxadas. Mesmo quem faça Química ou Engenharia não tem base para fazer Cosmologia. No caso dos matemáticos é preciso fazer um nivelamento de disciplinas do Bacharelado em Física. No Brasil há várias Instituições que oferecem Pós-Graduação em Cosmologia, geralmente uma área de Concentração da Pós-Graduação em Física. Recomendo o CBPF, no Rio, A USP, em São Paulo, O Observatório Nacional, no Rio. Há outros, também. Acesse esta página e clique em cada um. Então entre no site e procure as áreas de concentração que cada um tem:
http://conteudoweb.capes.gov.br/conteudoweb/ProjetoRelacaoCursosServlet?acao=pesquisarIes&codigoArea=10500006&descricaoArea=CI%CANCIAS+EXATAS+E+DA+TERRA+&descricaoAreaConhecimento=F%CDSICA&descricaoAreaAvaliacao=ASTRONOMIA+%2F+F%CDSICA

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails