quarta-feira, 13 de abril de 2011

Qual a relação entre o seu ateísmo e o evolucionismo? Há algum nível de dependência entre eles?

A constatação de que a vida é fruto de uma evolução natural, sem dúvida, para mim, foi uma das mais fortes razões para que eu passasse a considerar que a noção de Deus é algo dispensável. Outra foi a questão neurológica, que me fez ver que alma é algo que não existe. Se não existe alma, nem espíritos, Deus provavelmente também não. Finalmente, como me dediquei à cosmologia, em que fiz meu mestrado, concluí que o surgimento do Universo não requer a interveniência de nenhum agente extrínseco a ele. Fechou-se o cerco e concluí pela inexistência de Deus. Além, é claro, de já ter concluído, muito antes, que, havendo Deus, ele não seria o modelo concebido pelo sistema judaico-cristão-muçulmano, muito menos justo e bondoso. Possivelmente uma entidade impessoal que, no fim das contas, também descartei.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails