terça-feira, 12 de abril de 2011

A sua prática em leitura (vc falou que lê muito rápido) advém da sua dedicação ao exercício (vc falou que leu mais de 3 mil livros)? Eu predendo me tornar um leitor assíduo, mas ainda leio muito lento. Às vezes retorno muito por não ter entendido.

Não fiz nenhum treinamento específico para leitura. Como leio muito desde criança, acostumei, e meu ritmo é de um a dois minutos por página tamanho A5 com 36 linhas e 64 caracteres por linha (25 caracteres por segundo). Tenho facilidade de me concentrar e quando estou fazendo algo, o resto do mundo desaparece para mim. Não sei como fazer um treinamento para isso. Comigo sempre foi assim. Mesmo quando vejo televisão (o que é raro), me concentro no que estou vendo e não escuto nada se alguém me fala ou se toca o telefone ou a campainha. Desligo do resto. Isto até é arriscado. Acho que se você insistir em ler rápido, mesmo que, a princípio não entenda, não volte, prossiga. Creio que você vai se acostumar a entender. Há manuais de leitura dinâmica, mas nunca fiz uso deles.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails