domingo, 8 de maio de 2011

Ernesto, qual a sua opinião sobre a Música de Wagner e o modo de reger de Karajan? Gosto dele, mas apenas para Wagner.E você?(Gosto muito de Tristão e Isolda. Gosto muito da Pastoral de Beetoven, mas não Karajan e sim com Claudio Abaddo).

Gosto muito de Wagner. Adoro sua "melodia contínua" e sua orquestração, que usa, quase sempre, a orquestra toda. Karajan, para mim, é um excelente regente. Já ouvi todas as sinfonias de Beethoven com Karajan e a Filarmônica de Berlin, em suas versões de 1963 (CD remasterizado) e 1977 (LP). Gosto mais desta última, exatamente por ter uma interpretação mais "wagneriana". O primeiro ciclo, de 1950, com a Philharmonia de Londres e o último, de 1985, com a Filarmônica de Berlin eu não conheço. Prefiro o Beethoven de Karl Böhm e, mesmo, seu Wagner. Quanto a Brahms, também tenho suas quatro sinfonias com Karajan, de 1968 (LP) e 1978 (CD). Tenho LP's com Böhm e Furtwängler. Prefiro também o Böhm. Brahms é o meu compositor favorito. Ainda não ouvi a interpretação de Abbado da sexta sinfonia de Beethoven.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails