sábado, 14 de maio de 2011

Professor: considerando que o anarquismo é multifacetado e que o senhor milita nele (também me familiarizo sobremaneira com o anarquismo), qual seu teórico libertário predileto e qual linha o senhor segue?

Sou um anarco-comunista, na linha de Koprotkin, que segue Bakunin. Mas, como Tolstoi, abomino a revolução. Acho que o anarquismo é a tendência da humanidade e será alcançado por meio da educação, mas num prazo de alguns séculos. O anarquismo individualista e egoísta não me convence. É pelo comunitarismo que se alcançará uma sociedade harmônica, fraterna, justa, próspera e feliz. Uno o anarquismo ao ateísmo, como fator de disseminação da fraternidade e união, bem como da ética e do altruísmo. O comunismo de estado também é um desastre. A "Ditadura do Proletariado" é péssima, como qualquer ditadura. Por incrível que pareça, o melhor meio de se chegar ao anarquismo é através do capitalismo pulverizado, em que todos se tornem patrões e ninguém seja empregado. E pela disseminação de práticas comunitaristas e do trabalho voluntário náo remunerado, que levará à queda dos governos e do dinheiro pela total falta de necessidade.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails