Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 13 de dezembro de 2012
O que acha da "Teoria quântica da consciência" que o Dr. Stuart Hamerroff e o físico Roger Penrose desenvolveram?Eles afirmam que nossas almas são contidas dentro de estruturas chamadas de microtúbulos, os quais vivem dentro de nossas células cerebrais.
Posso estar enganado, mas não acho que essa proposta seja correta. Essa questão dos microtúbulos como responsáveis pela ocorrência da consciência é controversa e, nem de longe, está bem estabelecida. Eles não existem só nas células nervosas mas em todas as células eucariotas e fazem parte do citoesqueleto, que sustenta a forma da célula. O conceito de "alma" envolve a concepção de algum tipo de substância não física (nem matéria, nem campo, nem radiação) que, inclusive, teria existência independente do organismo, sobrevivendo à sua morte. Nunca vi nenhuma evidência ou comprovação de que tal tipo de coisa exista. Pelo que depreendo de tudo o que já estudei a respeito, a "mente" é uma ocorrência advinda da estrutura e do funcionamento do cérebro, do resto do sistema nervoso, dos órgãos dos sentidos (que não são só cinco), das glândulas endócrinas e de todo o organismo. Nada de "alma". Estou, contudo, aberto a mudar minhas concepções, caso devidamente convencido.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário