Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
Pode falar mais sobre o Anarco-Comunismo? Explicando mais sobre como as coisas funcionariam e como acredita que se possa alcançar ele através do capitalismo? E através da sua ultima resposta, pode-se dizer que capitalismo é melhor que socialismo?
Pode ser melhor e pode ser pior. Depende de que forma são estabelecidos. Um socialismo ditatorial como foi o da URSS é muito ruim, mas um socialismo democrático pode ser bom. Da mesma forma, um capitalismo selvagem e predador é muito ruim, mas um capitalismo controlado, tipo da Social Democracia pode ser bom. Em verdade é o que eu prefiro, até que o mundo seja anarquista. Algumas atividades seriam estatais, como a educação e a medicina e outras seriam privadas, mas com a pulverização da propriedade e o controle governamental, para evitar abusos. Enquanto isso vai funcionando, pouco a pouco, por meio de leis, vai se diminuindo o controle do estado e promovendo a distribuição da propriedade, bem como de atividades comunitárias e cooperativas, especialmente não envolvendo dinheiro. Isso inclui refeitórios coletivos, alojamentos coletivos, centros de lazer coletivos, lavanderias coletivas, centros esportivos comunitários. Mas não mantidos pelo governo e sim pelas próprias pessoas, em sistema de rodízio. Para tal é preciso que um processo educativo, encampado por pessoas entusiasmadas com isso, forme líderes que alavanquem esses trabalhos que não podem ser remunerados, pela própria filosofia que defendem. Um fator essencial para a implantação do anarquismo é o trabalho gratuito de todos por todos. Todos plantando em hortas comunitárias, criando galinhas para ter ovos, fazendo comida para as refeições comunitárias. Como nos kibutzim.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário