Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 13 de dezembro de 2012
Os países com melhor IDH estão respectivamente com as "menores" taxas de religiões . Você acha certo relacionar índice de desenvolvimento com religião ?? Qual seu argumento para comprovar que a relação é correta (sem ser as estatísticas) ?? — Bruno
Minha interpretação dessa relação é que o maior IDH também significa um nível mais alto de educação formal, que leva a uma maior cultura e discernimento. Então a população é capaz de refletir sobre as propostas das religiões de um modo mais racional e avaliar sua propriedade, muitas vezes concluindo, exatamente, por sua impropriedade. Além do mais, a prosperidade afasta grande parte das razões para que as pessoas se sintam impelidas a requerer o consolo e a proteção de alguma divindade. Mesmo no caso de doenças, a melhor qualidade da medicina e de informações médicas mostra que a solução é científica. Os maiores apelos para o apego à religiosidade são, justamente, a pobreza, a injustiça e as doenças. Se uma sociedade provê justiça, prosperidade e saúde, e se vê que isso é o resultado do trabalho de todos, uns em benefício dos outros, não se imagina que o bem seja um dom concedido por alguma divindade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário