Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
Pode-se dizer que o Deísmo é uma crença mais madura que o teísmo? Você tem alguma crítica a um possível Deísmo Agnóstico?
Sem dúvida. Mas ainda considera que haja uma divindade criadora do Universo, mesmo que não pessoal. Agnosticismo é a consideração de que não se pode saber se existe ou não qualquer tipo de deus. Uma pessoa pode ser agnóstica e teísta, deísta, panteísta, ateísta, panenteísta, politeísta, henoteísta ou o que seja em relação a deuses com base apenas em uma "doxa", isto é, uma opinião. Como pode ser gnóstica em todas essas posições, isto é, considerar que a existência de deuses é algo passível de comprovação, ou que se possa "saber" que existe ou não, quantos e como se relacionam com o Universo. Para mim, não se sabe se existe ou não existe nenhum deus, mas acho que seja possível saber. Só que penso que não existe. Então sou um ateu cético, isto é, não garanto que não se possa saber nem que não se possa saber se deus existe.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário