terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Professor, como devemos realizar uma redação?‎ Brunna Delfrate

Eu não conheço técnicas de redação. Redijo por instinto. Para mim o segredo é ler muito, de modo a ter na mente muitos modelos. Mas isso leva anos para conseguir. Tem que ser um ávido leitor desde a tenra infância. Pode começar agora e, se ler umas duas horas por dia de semana e umas quatro por dia de fim de semana, eu acho que dá para dominar o metiê em uns dois anos. Enquanto isso vá escrevendo para treinar. Pelo menos uma redação por dia. Melhor mais de uma. Há manuais para isso, mas nunca os consultei. Tem professor de português que não concorda comigo, mas eu acho importante saber bem a gramática. Isso eu aprendi desdo o ginasial muito bem aprendido e sempre que tenho dúvida, consulto. Acho que uma gramática e um dicionário são ferramentas essenciais para quem escreve. Existe um dicionário ótimo para quem redige: o "Dicionário Analógico", do Francisco Azevedo. Vale a pena, também, consultar os "Manuais de Redação", da Folha de São Paulo, do Estadão e da Editora Abril. Mas se você ainda não redige bem e vai fazer o ENEM daqui a pouco mais de um mês, não sei se vai adiantar. Isso é um traquejo que se adquire em anos de treino.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails