Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 27 de dezembro de 2013
Ernesto, peço encarecidamente que me ajude com uma questão. Gostaria de incentivar um familiar pequeno a pintar, pois acho que é interessante dar estímulos criativos desde cedo. Sei que você pinta. Que materiais e tintas são interessantes? O que você me recomenda para essa iniciação? Felipe
Não tenho nenhum treinamento formal em pintura. Pinto por intuição. A tinta a óleo é mais fácil, pois custa mais a secar, permitindo desfazer e refazer. E o melhor suporte é a tela mesmo, comprada pronta. A princípio não precisa ter muitos pincéis. Para uma pintura mais marcada, como eu gosto, prefiro pincéis de cerdas mais duras, uns seis chatos, com larguras de 2,0; 1,5; 1,0; 0,7; 0,5 e 0,3 cm e uns quatro redondos, mais macios, mas não muito, com larguras de 0,5; 0,3; 0,2 e 0,1 cm. Vai precisar de paleta e solvente óleo de linhaça, para os fundos lisos. Comece fazendo um esboço com lápis e vai pintando do fundo para a frente, primeiro as grandes áreas, com as cores chapadas de fundo, depois vai acrescentando detalhes, em várias séries, sempre do fundo para a frente. Pode usar espátula também, mas recomendo começar com pincel. Não precisa comprar muitas cores. Pode fazer as misturas e ir tentando. Não tem segredo. O negócio é experimentar. Esse negócio de usar figuras geométricas é bobagem. Vai fazendo o desenho de modo intuitivo. Fica melhor do que muito planejamento. E as cores não precisam ser fiéis. Isso quanto a pintura figurativa. Se for abstrata, aí é tudo imaginação mesmo. É muito gostoso. Pode basear em fotografias, mas não deve ser como um xerox. Tem que criar em cima, modificando. O mais desafiante é a figura humana. É bom começar com paisagem, flores, frutas, casario. Para ir definindo o estilo. É legal escolher uns temas diferentes, como insetos, mecanismos, nuvens, tempestades, tratores, mobiliário... sei lá. Se for criança pequena, é melhor usar guache, pois não é tóxico. Então deve se usar papel canson grosso, em vez de tela. Aquarela é bem mais difícil. Mas pode usar giz de cera também. O solvente do guache é água. Aí não se usa paleta, mas godês, que são pratos ou paletas com vários fundinhos para dissolver e misturar as cores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário