Não é não. Mesmo que existisse Deus, não seria pura energia por várias razões.
Para começar energia é um atributo físico de sistemas físicos e Deus não seria uma entidade física. Logo Deus não poderia possuir energia.
Segundo, energia não é algo que exista em si mesmo. Não é entitativa. É uma qualidade, um atributo, uma propriedade. Que certos sistemas podem ou não possuir. Não existe "energia pura", mas apenas energia que algo possua.
Terceiro, se houvesse Deus ele teria que ter alguma estrutura e algum funcionamento para pensar, poder fazer escolhas, para tomar decisões, para agir e atuar sobre o Universo, não se sabe de que modo. Uma entidade simples, constituída puramente de uma única substância, fosse o que fosse, não seria capaz de nada. Ocorrências se dão em razão de diferenciações estruturais que ensejam possíveis rearranjos que são em que se constituem as ocorrências e os fenômenos (classes de ocorrências). Se Deus é uma entidade que age, ele experimenta ocorrências internas, o que significa que não é uniforme, nem simples, nem puro.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário