Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 27 de dezembro de 2013
A vida tem mesmo um sentido? Qual o fundamento de existir? Tudo acaba depois que morremos? Tudo é apenas biológico? (Pergunta do Facebook) Ernesto von Rücker
Pelo que depreendo não há sentido extrínseco para a vida, exceto viver. Nós, humanos somos como todos os animais, exceto que temos uma mente bem mais desenvolvida. Mas isso é uma diferença quantitativa e não qualitativa. Não somos ontologicamente nada alem de animais. Portanto não temos uma natureza diferente, como uma alma imortal. De fato, ao morrermos, acaba tudo. Todas as nossas lembranças. Sim, tudo é apenas biológico. Todavia podemos deixar nosso legado para o mundo, em termos de nossas obras. E podemos atribuir um significado pessoal a nossas vidas, mesmo que ela não tenha um externo. Para mim esse significado reside no fato de sentirmos que o mundo se torna melhor pelo fato de existirmos. Isso preenche a nossa vida de sentido e apazígua nossa consciência em relação a esta sensação de vazio existencial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário