quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Professor, por que quando eu passo sob a rede de alta-tensão com um guarda-chuva se eu encostar na parte metálica dele eu levo choque? Normalmente ocorre isso quando o dia está mais úmido ou mesmo chovendo e quando há algum ferimento na minha mão, mas eu já testei num dia seco e tbm levo choques

Isso é porque a corrente é alternada e irradia ondas que são captadas pelas barbatanas do guarda chuva, gerando corrente. Essa corrente é que dá o choque e ele é mais sentido nos ferimentos porque a carne exposta é mais úmida do que a pele. Nas proximidades das torres de transmissão de tensão muito alta mesmo, as pessoas podem estender fios captadores dessa corrente induzida e, até, acender lâmpadas dentro de casa. O mesmo se dá nas proximidades de torres transmissoras de rádio AM de alta potência. Tanto que, num raio de centenas de metros da torre, há um círculo de proibição de entrada, com signos de caveiras, pois a pessoa pode morrer eletrocutada pela corrente induzida. Ou, pelo menos, ter um ataque cardíaco por desfibrilação do miocárdio.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails