Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 19 de janeiro de 2014
"Quando não somos capazes de enxergar as variabilidades na vida, viramos náufragos da inexorabilidade do destino." O que você pensa sobre essa frase? Caso tivesse que mudar algo nela você mudaria o que?
Não existe "inexorabilidade do destino". A sucessão de eventos que se dão com todos os sistemas do Universo, inclusive pessoas, ocorre por razões causadas e incausadas. As incausadas são, necessariamente, fortuitas. Mesmo as causadas, contudo, não são determinadas por suas causas e sim provocadas por elas dentre uma gama de possibilidades, cada qual com a sua probabilidade. Algumas são causadas por eventos naturais, outras por decisões conscientes de seres voluntários. Essas decisões também não são determinísticas, havendo um leque de escolhas que o autor pode optar. Sobreposto a tudo isso há o entrelaçamento de setas de causa e efeito (quando as há) que provocam as "coincidências", motoras de uma ponderável parte da sucessão dos fatos. De modo que não há nada inexorável. Tudo o que acontece poderia não ter acontecido ou ter acontecido de outro modo. É fato que não temos conhecimento sobre a sucessão de eventos que se dará com cada sistema do Universo e isso é uma impossibilidade intrínseca do indeterminismo e da incausalidade que estão presentes na natureza. Ou seja, toda profecia é uma impossibilidade essencial. O que acontece é que navegamos em uma corrente turbulenta, análoga aos anelos da fumaça de um cigarro em suas volutas cambiantes completamente imprevisíveis. O que se pode fazer é tirar alguma tendência, em razão das observações históricas das mesmas ocorrências. Mas isso não é garantido.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário