quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Se eu fizer uma cópia perfeita de você agora, essa consciência será você? Não, pois você "de verdade" continua sentado ai. Se a cópia é perfeita, o processo mental naturalmente também é idêntico, mas essa cópia não é você. Então a consciência não é "algo mais" além do simples processo?‎

Uma cópia perfeita de mim, no momento em que acabou de ser feita, terá as memórias de todas as minhas vivências. Daí para a frente começará a ter as suas próprias. Como a consciência não é uma coisa, mas uma situação, logo que essa cópia começar a funcionar, terá percepções distintas de mim, portanto terá sua própria consciência, que conterá memórias iguais às minhas e as que começarem a surgir dela mesma. Consciência é uma espécie de percepção. Só que é uma percepção interna, da mente em relação ao seu próprio funcionamento. Isso é feito por uma varredura sensorial interna do organismo. A todo momento o sistema nervoso está conferindo tudo dentro do corpo, além das sensações que vêm de fora. Inclusive o próprio pensamento, sentimentos, emoções etc. A percepção disso tudo é que forma a consciência. Ela é, pois, um fato e não uma coisa. Justamente porque a cópia de mim passa a ter uma consciência própria, distinta da minha é que se pode ver que consciência não é estrutura e sim ocorrência. Pois as estruturas são idênticas, mas as ocorrências já não são mais.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails