Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 22 de janeiro de 2014
Vc concorda c/ o socialismo fabiano? Há muita coisa em comum com q vc defende: 1.Elevação da classe operária para tornar-la apta a assumir o controle dos meios de produção. 2. Gradual evolução da sociedade, diferenciando-se do marxismo é revolucionário. 3.saúde pública e ensino gratuito p todos etc.
Sim, em boa parte. De modo geral é o que preconizo. Também admiro muito as idéias de Charles Fourier e seus "Falanstérios", bem como as de Tolstoi (tirando o cristianismo), as de Kropotkin, sem a revolução e as de Proudhon. Essa turma, bem como Bakunin e Malatesta, formam o núcleo principal do anarquismo do século XIX, em oposição ao Marxismo. Todavia não concordo com as propostas de atingimento da anarquia por uma revolução, que, para mim, contradiz a essência do anarquismo, que é libertário e pacifista. Numa revolução os vencedores se tornam opressores dos vencidos e precisam contê-los à força para garantir a vitória. Isso não consegue acontecer sem um poder mandante, que não existe na anarquia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário