Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 11 de julho de 2014
As sinapses são terminações nervosas que servem apenas para os impulsos elétricos O que faz com que esse impulso elétrico se torne algo racional?
As sinapses não propagam impulsos elétricos e sim neurotransmissores químicos. Os impulsos se dão ao longo dos dendritos e axônios. Esse conjunto de ocorrências consiste, justamente, em todo o processamento psíquico. Ou seja, memória, raciocínio, decisão, emoção, sentimento, comando motor, sensação, percepção, enfim, toda a vida psíquica decorre da transmissão de sinais ao longo das vias neuronais e, pelas sinapses, interneuronais. A forma como tais ocorrências fisiológicas se configuram em uma ocorrência mental ainda é objeto de intensas pesquisas e não se prevê uma resposta para breve. Possivelmente isso demandará várias décadas de pesquisa, ou, até, séculos. O fato de ainda não se saber correlacionar cada conjunto de eventos fisiológicos tidos pelos neurônios com os correspondentes fatos psíquicos, todavia, não autoriza a se considerar que os fatos psíquicos sejam de outra natureza que não puramente biológica. A não ser que se encontre uma explicação disso, devidamente destrinchada, como se pretende achar para o caso fisiológico. Mas nem pesquisas nesse sentido existem. Sequer se tem uma ideia de como proceder a uma pesquisa para explicar os fatos psíquicos em função do funcionamento, por exemplo, de uma suposta "alma".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário