sexta-feira, 11 de julho de 2014

Você concorda que nunca irão descobrir algum jeito de voltar ao passado ou ir para o futuro? Pois o passado deixa de existir para dar lugar ao presente e o futuro não existe, não se pode ir para um lugar que não existe. Sempre existirá só o presente.‎

Mas, mesmo o futuro ainda não existindo é para ele que nos dirigimos a todo momento. Isto é, os momentos presentes se tornam passados e novos momentos, que antes seriam futuros, passam a ser presente. Portanto estamos sempre indo para o futuro. A questão é saber se se poderá ir ao futuro mais rapidamente do que outros. E isso é possível sim e já foi testado experimentalmente em um avião em viagem de circunavegação terrestre que levou um relógio atômico a bordo enquanto outro ficava na Terra e, depois da volta, se comparou o quanto cada um deles avançou no tempo. O resultado foi 273 ou 59 nanosegundos, conforme o avião se movia para oeste ou para leste.
http://www.fflch.usp.br/df/opessoa/TR-Exp-2-Avioes.pdf
Quanto a se ir para o passado, localmente isso é impossível, mas globalmente se pode, desde que se desloque, no espaço-tempo, em uma curva tipo tempo fechada que, indo para o futuro, faça um laço e atinja o passado do evento de saída, mas vindo por trás. Todavia isso requer a presença de concentrações imensas de massa, no entorno de buracos negros supermassivos, que não permitem a manutenção de nenhuma estrutura material incólume. Veja o livro "Máquina do Tempo" de Mário Novello.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails