Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 11 de julho de 2014
Você não acha que quando se joga fora o mínimo de qualidade técnica e a mensagem por trás da obra de arte, seria estar fazendo algo sem valor pessoal e social?
Não. A arte não tem compromisso com a técnica e nem com a mensagem. Seu compromisso é apenas estético. Se propiciar o prazer contemplativo, é válida, mesmo que o autor não tenha técnica e nem esteja enviando nenhuma mensagem. Claro que, com técnica, a possibilidade de ser esteticamente valiosa aumenta muito. E, por outro lado, a arte é um excelente meio de transmissão de mensagens. Mas o valor artístico não depende disso. A arte não tem outra finalidade senão a de dar prazer a quem a contempla. Tudo o mais que se lhe seja juntado não é artístico, mesmo que também seja válido. Todavia, como a ética perpassa todas as atividades humanas, a arte também não escapa de ser ou não ética. Do mesmo modo que ser ou não moral. São conceitos distintos. Moralidade é a conformidade com o que seja costumeiro, isto é, permitido ou proibido. Eticidade é a qualidade de fazer o bem ou o mal.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário