sexta-feira, 11 de julho de 2014

Como uma sociedade anarquista lidaria com um homicídio culposo?‎

Na anarquia as questões são resolvidas por conselhos "ad hoc" constituídos para deliberar sobre tudo e recomendar os procedimentos. Não havendo governo, a própria sociedade resolve tudo, de modo espontâneo, sem necessidade de organização estabelecida. Note que estou falando de uma situação em que o grau de civilização seja elevadíssimo e não apenas muito alto. Uma sociedade de pessoas plenamente conscientes, libertárias, em que a prosperidade é generalizada, de modo que motivos para qualquer crime não existam. Nem passionais, pois o amor é inteiramente livre e não existem relacionamentos possessivos. Tudo é de todo mundo e nada é de ninguém. Inclusive mulheres e maridos. Não havendo dinheiro e nem propriedade privada, não há razão para roubo nem para desonestidade nenhuma. Todavia, qualquer comportamento nocivo ao bem comum seria coibido por meio de uma rejeição social. Casos patológicos médicos mesmo se resolvem por meio de tratamentos, se preciso, compulsórios. Uma forma interessante de tratar maus comportamentos é esta:
https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/t1.0-9/1238989_779464218731229_2104159145_n.jpg
SAWABONA!!!
Há uma "tribo" africana que tem um costume muito bonito.
Quando alguém faz algo prejudicial e errado, eles levam a pessoa para o centro da aldeia, e toda a tribo vem e o rodeia. Durante dois dias, eles vão dizer ao homem todas as coisas boas que ele já fez.
A tribo acredita que cada ser humano vem ao mundo como um ser bom. Cada um de nós desejando segurança, amor, paz, felicidade. Mas às vezes, na busca dessas coisas, as pessoas cometem erros.
A comunidade enxerga aqueles erros como um grito de socorro.
Eles se unem então para erguê-lo, para reconectá-lo com sua verdadeira natureza, para lembrá-lo quem ele realmente é, até que ele se lembre totalmente da verdade da qual ele tinha se desconectado temporariamente: "Eu sou bom".
Sawabona Shikoba!
SAWABONA, é um cumprimento usado na África do Sul e quer dizer:
"Eu te respeito, eu te valorizo. Você é importante pra mim"
Em resposta as pessoas dizem SHIKOBA,que é:
"Então, eu existo pra você"

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails