Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 11 de julho de 2014
O senhor acredita que altruísmo excessivo pode ser prejudicial, ou isso é apenas pretexto para que as pessoas possam defender seu egoísmo e indiferença?
É pretexto para defender o egoísmo sim. Nenhum altruísmo pode ser excessivo. Da mesma forma que o amor. Nunca se pode dizer que se ama demais. É preciso, contudo, não confundir grande altruísmo com perda da amor próprio. A pessoa pode ser muito altruísta e, nem por isso, deixar de amar a si mesma. Isso não é egoísmo. Egoísmo é querer que tudo e todos atendam primordialmente o interesse da pessoa. É a atitude de passar por cima de qualquer consideração para obter o que se deseja. É o desejo de satisfazer a todos os próprios caprichos, não importa a que custo. É querer ser sempre servido e nunca servir. É jamais se preocupar com os problemas alheios. Amar a si mesmo não inclui esse tipo de comportamento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário