terça-feira, 15 de julho de 2014

Ernesto, mudarei de curso, de eng. química para química(licenciatura), e queria saber, vindo de alguém com a sua experiência, quais são os principais passos para se tornar um docente com êxito, além da paixão por ensinar? Alguma didática abordada por ti, em sala de aula, que poderia passar para nós?‎

O ideal é o método da redescoberta, em que os alunos, antes de ver o conteúdo na aula teórica, façam experiências no laboratório (eles mesmo colocando a mão na massa e não só vendo o professor executar), para verificar pessoalmente as leis que estudarão. Depois, na aula teórica, é bom apresentar, de cara, todo o conteúdo que se precisará saber, mostrando como decorre do que viram no laboratório. Então se fará comentários sobre cada tópico, deixando bem claro as situações em que é válido e em que não é válido. A seguir se fazem as demonstrações dos teoremas. É bom deixar os alunos tentarem fazer, antes de demonstrar. Depois se fazem exercícios diretos e, finalmente, problemas mais complexos. Mas os alunos têm que tentar sempre, antes de ver o professor fazer. É importantíssimo passar tarefa para casa em toda aula. Aula sem tarefa não é aula dada. E a tarefa tem que ser feita no mesmo dia da aula, antes que se durma. Porque é na revisita ao assunto que o cérebro confere significância a ele e, no sono, transfere do hipocampo para o córtex.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails