Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 18 de julho de 2014
Ernesto, o senhor não acha que os 3 principais elementos para se ter uma nação próspera são a democracia, o capitalismo e a religião?
Não. Nenhum desses elementos determina a prosperidade. Nações democráticas, capitalistas e religiosas podem perfeitamente serem completamente pobres. Da mesma forma que o oposto deles não o faz. Nações autocráticas, socialistas, comunistas e irreligiosas também podem ser perfeitamente pobres. A prosperidade advém da riqueza de recursos naturais disponíveis e do trabalho do povo da nação. Se essa riqueza vai ser concentrada sob o poder de alguns que dominam o povo ou distribuída aí sim, pode depender do modelo político, econômico ou religioso. Há religiões que podem favorecer a prosperidade generalizada, como o cristianismo protestante. Outras a concentração de riquezas por poucos, como o islamismo. Mas há países islâmicos e cristãos pobres e ricos, como os há de outras religiões e ateus. Há países socialistas ricos e pobres, bem como democráticos e autocráticos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário