Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 17 de julho de 2014
Ernesto, quando o hidrogênio do núcleo de uma estrela é esgotado e o núcleo começa a se contrair, por que as camadas mais externas expandem-se?
A contração se dá, a princípio, porque a pressão da radiação gama gerada pela fusão do hidrogênio cessa e não é capaz de se opor à pressão gravitacional das camadas externas da estrela sobre as internas. Isso transforma a energia gravitacional em térmica e aquece o núcleo, possibilitando a ignição da fusão do hélio e, depois, dos outros, em sequência. Essa ignição gera, novamente, radiação que aquece as camadas externas e as dilata, uma vez que não estão submetidas a tanta pressão. Com o aumento da superfície da estrela, ela irradia mais para o espaço e fica mais fria, tornando-se avermelhada. Daí o nome de Gigante Vermelha. Quando isso acontecer com o Sol, dentro de poucos bilhões de anos, ele se dilatará tanto que engolirá Mercúrio e Vênus e aquecerá tanto a Terra que os oceanos se evaporarão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário