Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 17 de julho de 2014
Você perguntou o problema de ser pobre. O problema é que dinheiro trás felicidade. Por exemplo, você já expressou diversas vezes sua vontade de conhecer outros países... isso lhe deixaria feliz? Sim. E por que você não viaja? Por que não tem dinheiro. Ou seja, você é menos feliz por não ter dinheiro
Não. O fato de que eu não tenha dinheiro para conhecer os países que gostaria não me faz infeliz, em absoluto. Sou epicurista (que seria um centro de gravidade entre hedonista, estoico e cínico (no sentido filosófico grego, não no atual)). As coisas singelas é que me fazem feliz. A amizade, o amor, os prazeres frugais, o estudo, a leitura, a música, pintar, escrever poesia, cantar, passear. Não acho que, como os budistas, se deva abolir os desejos. Mas não se pode colocar a felicidade em sua satisfação. E eu não coloco. O dinheiro pode propiciar felicidade, mas não necessariamente. Sem ele também se pode ser feliz e com ele se pode ser infeliz.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário