quinta-feira, 17 de julho de 2014

Você perguntou o problema de ser pobre. O problema é que dinheiro trás felicidade. Por exemplo, você já expressou diversas vezes sua vontade de conhecer outros países... isso lhe deixaria feliz? Sim. E por que você não viaja? Por que não tem dinheiro. Ou seja, você é menos feliz por não ter dinheiro

Não. O fato de que eu não tenha dinheiro para conhecer os países que gostaria não me faz infeliz, em absoluto. Sou epicurista (que seria um centro de gravidade entre hedonista, estoico e cínico (no sentido filosófico grego, não no atual)). As coisas singelas é que me fazem feliz. A amizade, o amor, os prazeres frugais, o estudo, a leitura, a música, pintar, escrever poesia, cantar, passear. Não acho que, como os budistas, se deva abolir os desejos. Mas não se pode colocar a felicidade em sua satisfação. E eu não coloco. O dinheiro pode propiciar felicidade, mas não necessariamente. Sem ele também se pode ser feliz e com ele se pode ser infeliz.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails