Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 21 de novembro de 2014
Eu gostaria tanto de pensar como o senhor, mais racionalmente e menos sentimentalmente. Queria tanto ser uma pessoa realista, como o senhor é. Com o tempo chego lá, certo?
Mas eu não penso mais racionalmente do que sentimentalmente. Penso equilibradamente. Razão e emoção, para mim, têm o mesmo peso. Bem como intuição. Minhas decisões são tomadas levando em conta tanto a lógica quanto os afetos. Penso muito sobre o assunto, pondero os prós e os contras, depois deixo o inconsciente me indicar, pela intuição, a melhor alternativa. Ele considera o aspecto emocional. O que acontece é que, a vida toda, eu me educo para sentir do modo como penso. Aliás, a auto-educação é uma das mais importantes atividades a que a pessoa deve se dedicar a vida toda. Especialmente a educação do caráter, da personalidade, do temperamento, dos sentimentos, das emoções. Isso tem que ser trabalhado cotidianamente por toda a vida. Para tal é preciso sempre ser reflexivo, sempre se examinar, sempre se contestar, sempre duvidar de si mesmo. Isso é um ótimo hábito de vida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário