Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 21 de novembro de 2014
No Relativismo cultural, tem a ideia de que toda cultura se expressa de forma diferente, que não devemos julgar conforme o pensamento de nossa cultura. Será que tudo que é cultural deve ser aceito (existem muitas culturas que fazem coisas bem desumanas)? Será que o “cultural” não deve questionado?
Tudo tem que ser questionado. Não é verdade que tudo que qualquer cultura admita seja válido. O que causa prejuízo, dor, sofrimento, tristeza ou qualquer dano às pessoas, á sociedade e à natureza não é ético e não pode ser tolerado em nome de nenhuma tradição cultural. Isso se aplica a comportamentos machistas e patriarcais de muitas culturas. Tais comportamentos não promovem a felicidade das mulheres e, portanto, precisa ser abolidos. Em nossa cultura ocidental também há dessas coisas mas, em geral, a evolução libertária foi maior no ocidente, apesar de ainda não ser completa. Não digo que todos os valores ocidentais devam ser cultivados no mundo inteiro, mas digo, com toda convicção, que muitos deles precisam, sim, ser difundidos por todas as culturas. Sou um grande entusiasta da globalização. Acho que isso não compromete a preservação de valores locais que sejam legítimos e benéficos. Mas os maléficos têm que ser extirpados sim.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário