Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 21 de novembro de 2014
O ser humano é um animal egoísta. A maioria dos animais é. Então o ciúme é normal sim. Já foi reconhecido em várias espécies. É o egoísmo genérico do indivíduo lutando pelo sucesso evolutivo. Sociedade alguma muda isso. Ciúme não é algo a ser tratado.
Não "é" egoista não. Tanto é capaz de ser egoísta como de ser altruísta. Tudo é uma questão de educação. Esse instinto de luta pelo sucesso só se justifica na humanidade primitiva. Na civilização isso vai sendo eliminado gradativamente. A civilização existe, justamente, para vencer os instintos. A sociedade muda isso sim, já mudou e está mudando muita forma de comportamento do ser humano. A evolução humana não é mais biológica, é social. As condições são totalmente diferentes. Só que a espécie ainda não se adaptou biologicamente à vida civilizada, pois isso é muito recente. Com o advento da anarquia, isso será mais patente ainda. Ciúme é uma patologia a ser tratada sim. Não resta a menor dúvida. Ciúme é nocivo à felicidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário