terça-feira, 6 de setembro de 2016

O que achas destas observações do Richard Feynman http://hypescience.com/como-desmascarar-farsantes-do-mundo-da-ciencia/ ? 10/01/2016

Desde que comecei a lecionar e, mesmo antes, quando estava estudando, que já tinha percebido isso que o Feynman diz: Conhecimento não é saber o nome das coisas, nem as fórmulas de cor, nem o nome de quem formulou aquela teoria. Conhecimento é saber como tudo aquilo funciona, descrevendo em linguagem acessível. Claro que é bom saber os nomes específicos, mas isso é secundário. Então eu sempre lecionei e sempre pedi em minhas provas que os alunos exibissem seu verdadeiro conhecimento, bem como sua habilidade em usá-lo. Isso eu venho batendo em meu trabalho pedagógico há mais de quarenta anos. Por exemplo, em cinemática eu só passo as fórmulas v = Δs/Δt e a = Δv/Δt. O resto o aluno tem que deduzir na hora de fazer o problema. E tem que saber muito bem os conceitos. Grande parte de minhas avaliações de Física eram dissertações. Tem que "conhecer", "entender", "compreender" e "aplicar". Como resultado, os alunos ficavam muito mais competentes em qualquer tipo de exame. Porque não treinavam "problemas tipo", mas "sabiam a matéria". Todavia esse meu método encontra resistência, até mesmo, por parte de professores. Mas eu não desisto. Por isso não aceito dar aulas em cursinhos. Nem sou convidado, pois os donos dos cursinhos não concordam comigo.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails