Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 9 de setembro de 2016
Ernesto, por que você é contra o Libertarismo? Eles usam uma ideologia que todos possam ter uma liberdade de expressão. Aceitam União Civil Gay, posse de armas, a liberação de drogas etc. 19/01/2016
Eu não sou contra o libertarismo. Sou contra o libertarismo de direita, capitalista. Sou a favor do libertarismo de esquerda, que também aceita todas as liberdades que não sejam maléficas aos outros, à sociedade e à natureza. Porque o libertarismo de direita considera que a sociedade seja dividida entre trabalhadores assalariados e patrões possuidores do capital, que os empregam. Isso eu acho errado. Acho que todo trabalhador tem que ser seu próprio patrão. No caso de trabalhar em uma empresa, ser sócio da empresa. Ou seja, que não existam assalariados. Que o capital seja distribuído por toda a população. A existência do capital não é errada. O errado é ele estar na mão de poucos enquanto a maioria não o possui e aluga seu trabalho físico e mental para que quem detenha o capital aufira renda sem trabalhar. Pode-se argumentar que essa pessoa trabalhou para ter esse capital, ou algum ancestral dela. Mas, então, o justo seria que, com ele, ela, ao invés de pagar salário a trabalhadores, reunisse sócios para um empreendimento e, se esses sócios não tivessem dinheiro para formar o capital, alugariam, provisoriamente, seu trabalho para ir acumulando esse capital e teriam rendimentos dos lucros do empreendimento. Mais ou menos como no sistema de "leasing". O ruim do capitalismo não é o capital e sim a sua concentração. O ideal comunista não é acabar com a burguesia e sim com o proletariado, transformando todo proletário em burguês.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário